Professora de educação física da rede pública leva projeto ciclístico para evento na Holanda
Vida Urbana

Professora de educação física da rede pública leva projeto ciclístico para evento na Holanda

Ana e alunos da EBM José Jacinto Cardoso.

A iniciativa “Bicicleta na Escola” foi criada pela professora Ana Destri e tem como objetivo discutir a mobilidade urbana

Criado em uma aula de educação física ministrada pela professora Ana Destri, na Escola Básica Municipal de Florianópolis José Jacinto Cardoso, na Serrinha, em 2013, o projeto Bicicleta na Escola está ganhando o mundo.

Depois de apresentar o projeto em diversos eventos na América Latina, a professora viaja hoje para a Holanda, para participar do VELOCITY, evento que acontece na cidade de Nijmgen.

O objetivo do “Bicicleta na Escola” é apurar o senso crítico das crianças quanto às questões da mobilidade urbana, como também orientar no ir e vir com segurança de casa para a escola e da escola para casa, utilizando a bicicleta como meio de transporte.

Além disso, por ser um exercício aeróbico, que faz uso do oxigênio no processo de geração de energia, a bicicleta estimula a frequência cardíaca e o músculo do coração, melhorando a capacidade cardiopulmonar e cardiovascular.

publicidade

A professora Ana Destri já participou do Fórum Mundial da Bicicleta, na cidade de Santiago, no Chile e do Fórum Mundial da Bicicleta, que ocorreu na Cidade do México, no México.

O VELOCITY, que acontece do dia 13 a 16 de junho, é uma série de conferências sobre ciclismo, feitas para encorajar a prática da pedalada como parte do transporte diário e recreação.

“Falar de bicicleta no país da bicicleta está sendo uma experiência surreal”, conta a professora, que hoje trabalha no Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEI) Nagib Jabor, no Estreito.

O Secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, diz que a rede municipal sente muito orgulho em ter a professora Ana representando a todos no exterior. “Projetos como esse da professora enriquecem o ensino-aprendizagem em nossas escolas”, complementa.

 Inspiração em território nacional

O projeto coordenado pela professora é pioneiro no país e já começou a ser replicado em outros estados, como Goiás e Rio de Janeiro. Com isso, a visibilidade da iniciativa apenas aumenta e ela está sendo selecionada para integrar eventos nacionais e internacionais.

O Bicicleta na Escola está presente nas escolas, José Jacinto Cardoso, na Serrinha; João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares; Dilma Lúcia dos Santos, na Armação do Pântano do Sul; Osmar Cunha, em Canasvieiras; Antônio Paschoal Apóstolo, no Rio Vermelho; e Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé.

› FONTE: Ricardo Medeiros. Secretaria de Educação

http://www.floripanews.com.br/noticia/14005-professora-de-educacao-fisica-da-rede-publica-leva-projeto-ciclistico-para-evento-na-holanda#.WT65zy01LYY.facebook

 

publicidade



Publicado em: 12/06/2017 - Atualizado em: 12/06/2017

A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.