Um passeio de bike até o Horto Florestal de Campos do Jordão
Cicloturismo Dicas

Um passeio de bike até o Horto Florestal de Campos do Jordão

Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, com sua paisagem bucólica, recantos encantadores e sua arquitetura européia é garantia certa de lazer e diversão. Todos que visitam Campos do Jordão sabem do potencial turístico de nossa Suiça Brasileira, mas convidamos você a conhecer um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, mas sobre uma nova ótica. Que tal conhecer o Horto Florestal de Campos do Jordão a bordo de uma bike? Isso mesmo. Realizamos este passeio e estamos aqui para mostrar para vocês o quão prazeroso é pedalar em Campos do Jordão e conhecer os cenários mais encantadores sobre outros olhos, cenários que às vezes passam desapercebido por estarmos a bordo de um automóvel. Pois bem, venha de carona conosco e confira este roteiro imperdível.

O ponto de encontro onde vamos iniciar nosso passeio é a Vila de Capivari, bem em frente ao teleférico. Começamos o pedal em meio às lojinhas de artesanato, malhas e cafeterias com aquele cenário deslumbrante do teleférico no coração comercial de Campos do Jordão. Daqui conferimos o equipamento de segurança, as bikes e os itens que utilizaremos durante o trajeto, tais como água, alimentos e celulares para aqueles que adoram tirar fotos e registrar sua viagem no Strava. A propósito, uma dica legal é tomarmos um copo de chocolate quente antes da partida. Aquece o corpo e nos encoraja ao nosso desafio.

Tomamos sentido Horto Florestal, a cidade apresenta ótima sinalização e a estrada de acesso ao Horto é uma só, isto é, entramos nela a partir do Capivari e ao terminar estaremos na entrada do Horto. O início do pedal nos brinda com a arquitetura européia e nos desafia a vencer nosso primeiro morro. Na verdade, o primeiro e o último morro são os mais íngremes em nossa ida. Os demais morros são suaves, fáceis de percorrer. Para um passeio mais prazeroso a dica é não forçar o ritmo na subida. Pedale de acordo com seu ritmo. Se estiver em grupo, aqueles que pedalam mais forte precisam diminuir o ritmo para os que pedalam mais devagar possam acompanhar. Afinal, é um passeio e não uma competição. Cuidado especial com o trânsito, neste primeiro trecho há um trânsito intenso e os carros passam muito pertinho das bikes.

O primeiro ponto de parada, após a subida do morro está em tirar fotos da arquitetura peculiar do Restaurante Krokodilos. Quem nunca tirou uma foto na boca do jacaré? Este momento de diversão serve também para reagrupar a turma, aguardando os mais lentos chegarem. Seguimos nosso caminho, agora curtindo morro abaixo, em meio às Araucárias e à arquitetura dos hotéis instalados à beira da via. Aos poucos percebemos a mudança de paisagem. Os hotéis e casas com estilo europeu e alto padrão vão dando lugar à vegetação peculiar de Campos do Jordão. A partir do condomínio Jardim Véu da Noiva estaremos em plena mata, repleta de araucárias que marcarão nosso passeio até o final.

Passamos pela cervejaria Cara de Malte, uma microcervejaria artesanal bastante freqüentada na alta temporada. Para quem curte uma cervejinha, aqui é a parada certa. Mas vamos continuar nosso passeio. Às margens da estrada encontraremos diversos barzinhos com ambiente aprazível e em muitos, dotados de belos bosques. Neste ponto da viagem,durante o percurso, avistaremos um riacho, o Rio Sapucaí, que margeia a estrada e nos proporciona um belo cartão postal, ideal para algumas fotos. Seguindo nosso percurso passaremos próximo ao encantador Borboletário de Campos do Jordão. E antes de chegarmos ao nosso destino, contemplaremos a impressionante Floresta de Araucárias, no cume do nosso último morro. E finalmente, ufa! Chegamos ao nosso destino, o portal de acesso ao Horto Florestal. Mas o passeio não para por aqui. Para chegarmos à sede do Horto, com seus principais cartões postais, ainda temos que pedalar um pouco. Cerca de quase 3 km. Agora sim chegamos.

O Horto Florestal reúne uma das maiores reservas de árvores coníferas do Estado de São Paulo. Criado em 1941, possui 8,3 mil hectares de área preservada e oferece ao visitante uma vasta área de lazer, como bosques para piquenique, churrasqueiras, trilhas para caminhadas, lanchonete, atelier ambiental, viveiro de plantas, além de paisagens belíssimas e o contato direto com a natureza. Nossa parada obrigatória é bem no centrinho do Horto. Dali, descansamos e reagrupamos para chegarmos ao destino final, além do Horto Florestal, até onde a bike alcança. O Horto Florestal conta com inúmeras trilhas, e uma em especial vai ser nosso itinerário final, a Trilha da Cachoeira. Passaremos pelas estações de Truticultura e Salmonicultura instalado no Horto. Neste percurso, o passeio de bike vai tomando ares de aventura. A trilha aos poucos se estreita e o piso é irregular. Requer um pouco de perícia e equilíbrio. Cerca de 300 metros antes de nosso destino final, será o ponto final das bikes. Dali só a pé, embrenhando pelo meio da mata para curtirmos um banho resfrescante na cachoeira do riacho Galharda. E nada melhor que um banho gelado para revigorar nossas forças para a volta.

O passeio, desde o Capivari até a Cachoeira do Galharda, possui cerca de 18 km, entre subidas e descidas e uma paisagem de tirar o fôlego. Na volta à Campos do Jordão, podemos esticar o percurso, em 5 km, até o Bosque Vermelho e curtir toda exuberância da Mata Atlântica, na divisa entre SP e MG.  Com uma vegetação avermelhada, em virtude da queda das folhas de pinheiro e brejo, durante o inverno,  o Bosque forma um imenso tapete vermelho e nos remete aos mais belos recantos europeus que só encontramos nos filmes. Lindo, mas também com um ar de filme de suspense. E chegamos ao nosso destino finalíssimo. Não podemos esquecer de encher nossas garrafinhas com água e curtir a volta para Campos do Jordão. No final do percurso, já na Vila de Capivari, você pode escolher comemorar o passeio com um delicioso chocolate quente ou ainda degustando uma cerveja artesanal em um dos inúmeros bares existentes no local. E aí! O que você está esperando? Bora pedalar!

Passeio de Mountain Bike – Horto Florestal de Campos do Jordão
Distância: aproximadamente 38 km
Nível de dificuldade: Fácil/Intermediário.
Tempo: 3 a 5 horas (dependendo do trajeto e do tempo de paradas)

Fonte: Princesa do Vale



Publicado em: 19/03/2018 - Atualizado em: 19/03/2018

A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.