Tire suas dúvidas antes de comprar uma e-bike
Dicas

Tire suas dúvidas antes de comprar uma e-bike

duvidas_sobre_ebikes

A bike elétrica é uma novidade que está ganhando cada vez mais usuários. Se você pensa em comprar uma, mas ficou na dúvida diante de tantas opções diferentes de uma bike convencional, veja aqui algumas dicas que podem te ajudar:

Descubra as suas necessidades

O primeiro passo é analisar as suas necessidades. Por exemplo: alguém que compra uma bike elétrica em uma cidade com muitas subidas e morros vai precisar de uma com um motor mais potente. Já aqueles que compram para levar no carro para outros lugares vão precisar de uma bike dobrável. Então, antes de tudo, saiba qual é a sua necessidade.

Escolha os acessórios

Uma bike elétrica pode vir acompanhada dos mais variados acessórios. Sabendo da sua necessidade, avalie quais valem a pena gastar um pouco a mais para ter. Seja um baú para carregar seus pertences, ou buzina e lanternas para garantir a segurança ao andar na cidade, não economize se esses itens estiverem de acordo com o uso que você for fazer da bicicleta.

Aprenda o básico sobre elétrica

Por depender de eletricidade, a e-bike pode ter alguns problemas que não existem nas bikes tradicionais. Por isso é importante você pesquisar na internet um pouco sobre a parte elétrica delas para se prevenir e entender como funciona os seus componentes. Nos itens abaixo falamos um pouco mais sobre esses componentes que envolvem elétrica.

Bateria

A bateria é o componente que vai dar energia para o motor. Como ela tem um tempo de uso estipulado, é importante na hora da compra você saber quanto tempo ela dura e se o modelo dela é fácil de se encontrar. Você pode encontrar baterias de chumbo ou de lítio, cada uma com as suas vantagens e desvantagens em relação a peso, longevidade, preço e recarga. Se informe com o vendedor para comprar o modelo que mais se adéqua a sua necessidade.

Motor

O tipo de motor que você vai precisar também depende da sua necessidade. Quanto mais você precisar de força (em muitas subidas ou carregar muito peso), mais você vai precisar de um motor com maior potência. Então saiba em que situações você pretende utilizar a bike para comprar a bateria com uma potência adequada.

Acelerador

Existem três tipos de aceleradores: as pedelecs, que funcionam através de sensores de velocidade ou torque, os aceleradores manuais, que são mais utilizados por quem tem alguma incapacidade para pedalar, e os aceleradores mistos que podem funcionar das duas maneiras citadas.

Ajustes

Ao testar a bike, certifique-se de quais ajustes ela possui. Dependendo da sua necessidade ou do seu tipo físico você vai precisar regular algo nela como, por exemplo, a altura do selim.

Onde comprar

Verifique se na loja onde você comprar a bike eles vendem peças sobressalentes e se oferecem serviço de assistência técnica. Caso você precise de alguma manutenção, é importante ter algum lugar por perto que possa te ajudar.

Pesquise marcas

Na internet existem diversos fóruns e relatos sobre pessoas que testaram as mais diversas marcas de e-bike. Nada como um depoimento real para você conhecer quais são as marcas mais confiáveis que estão disponíveis para o mercado brasileiro.

Garantia

Verifique o tempo de garantia da bike e da bateria quando comprá-la. Lembre-se também de tirar todas as dúvidas referentes a política de trocas. Caso você precise trocar a bike, é bom estar bem informado sobre o que pode ou não ser feito em relação a garantia.

Peça para testar

Andar com uma bike elétrica pode ser bem diferente do que pedalar uma bike normal. Por isso não exite em testá-la antes da compra. Experimente os diferentes tipos de aceleradores, teste eles em uma subida e também não se esqueça de testar a bike pedalando sem a energia elétrica. Essa é a parte que realmente te mostrar se uma e-bike é ideal para você.



Publicado em: 26/07/2016 - Atualizado em: 27/01/2017

A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.
desentupidora