Curiosidades

Sistema de setas para bicicletas é desenvolvido por estudantes de Guararapes

Projeto de adolescentes de 12 anos conquistou prêmio revelação em feira de ciências e tem objetivo de evitar acidentes de trânsito na cidade.

Estudantes de Guararapes (SP) desenvolveram um sistema eletrônico de setas para bicicletas, com o objetivo de evitar acidentes de trânsito na cidade.

A ideia dos adolescentes Bruno e Wlisses, de 12 anos, surgiu a partir de uma pesquisa com 60 alunos da Escola Estadual João Arruda Brasil, que apontou acidente de trânsito com mais da metade dos entrevistados.

“A gente ficou se perguntando o motivo de tantas pessoas sofrerem acidentes com bicicletas e logo pensamos que foi por causa da sinalização porque muitas vezes os motoristas não prestavam atenção para onde os ciclistas iriam”, explica Bruno Henrique Muniz, de 12 anos.

O projeto foi criado a partir de uma placa utilizada no setor de robótica, chamada arduíno. A placa programada emite um sinal para o protótipo, que tem luzes de led e fazem a função das setas.

Uma luz vermelha acende o tempo todo como um aleta. Os estudantes emendaram fios no guidão da bicicleta e inseriram botões para acionar a seta para a esquerda e direita.

O projeto dos adolescentes conquistou o prêmio revelação na Feira de Ciências das Escolas Estaduais, realizada em São Paulo e, agora, a intenção é incentivar os ciclistas a usarem as setas e evitar acidentes.

“Se começarmos com educação dos jovens de nossa escola, com certeza eles vão conscientizar os pais que usam a bicicleta no dia a dia, já que a bicicleta é comum em nossa cidade”, afirma a coordenadora da escola, Isavel Cristina Risato dos Santos.

Fonte: G1

 



Publicado em: 17/07/2018 - Atualizado em: 17/07/2018

A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.