Dicas para manter a forma no inverno
Saúde

Dicas para manter a forma no inverno

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Quando o inverno chegar….e já está chegando minha gente!!! O que muda na nossa alimentação? A gente bebe menos água? Pode comer mais? Como sentir menos frio?
Nossa alimentação muda sim, mesmo o nosso inverno não sendo tão rigoroso para o nosso corpo, é uma grande mudança e precisamos nos adequarmos a ela! Fica mais difícil de comermos verduras e legumes crus, afinal além de serem frios, são difíceis de digerir, e nosso organismo está a procura de alimentos de fácil digestão para dar conta de todo o resto! Então sem problemas no inverno deixar a saladinha cru de lado, desde que coloque uma quantidade maior de verduras e legumes cozidos, assados, grelhados nas suas refeições! Isso mantem as suas necessidades de fibras, vitaminas e minerais alcançadas e ainda da bastante saciedade! Vale colocá-los na forma de sopa! Assim a temperatura esquenta mais!

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Quanto a beber menos água, é realmente uma coisa que acontece com quase todos! Mas não deveria! O nosso outono/inverno são muito secos e já por esta razão, deveriamos AUMENTAR a quantidade de água e líquidos que tomamos por dia! Além disso, a água é importante para tudo no nosso organismo, principalmente para regular nossa temperatura corporal! Ou seja, menos água, maior sensação de frio!
Se para você é dificil tomar água no inverno, opte pelos chás! Além de hidratar vão aquecer!
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A teoria de que podemos comer mais no inverno pois gastamos mais energia no frio, não se encaixa muito aqui no Brasil! Países com temperaturas abaixo de zero sim! Pena né?

A verdade é que sentimos mais fome muitas vezes por estarmos desidratados ou por estarmos mal alimentados! A tendência é comermos alimentos mais gordurosos, açucarados, cheios de gordura e calorias, mas vazios em nutrientes! E aí o corpo fica buscando os nutrientes que faltam para seu bom funcionamento mandando o sinal da fome para você comê-los! Então preste atenção nas suas escolhas!

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Como podemos nos aquecer?

  • Com comidas quentinhas desde o café da manhã: mingau, frutas cozidas ou assadas,  pãozinho quente, raízes cozidas e temperadas. Chás ao longo do dia, ajudam a aquecer e hidratar!
  • Almoço com legumes, folhas refogadas, cereais, leguminosas, ovos, carnes no geral e um jantar com uma sopa caprichada ajudam!
  • Faça uso das ervas e temperos que esquentam a gente como: gengibre, pimentas, curry, curcuma, paprica, canela, cravo…
  • E sim, mantenha-se ativo! Faça um esporte, pedale…sua temperatura corporal aumenta no exercício e se mantem mais elevada por boa parte do seu dia!!

Agora é só esperar o frio chegar. Ou já chegou? Boa semana!

nutricuinista



Publicado em: 08/06/2016 - Atualizado em: 27/01/2017

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