Saiba quem realmente utiliza a bicicleta todos os dias
Curiosidades News

Saiba quem realmente utiliza a bicicleta todos os dias

Utilizada principalmente pela população mais pobre, a bicicleta é o meio de transporte usado quase todos os dias

Se você pensa que os ciclistas brasileiros são todos ativistas de classe média, ou pessoas que utilizam a bike somente por lazer, para aproveitar as ciclofaixas, está enganado. A bicicleta é um meio de transporte relevante para a população mais pobre do país.

A pesquisa feita pela ONG Transporte Ativo, mostrou que a maioria dos ciclistas tem renda de até três salários mínimos, e que utiliza a bicicleta como  meio de transporte diário, e o destino principal é o trabalho.

Pessoas mais pobres pedalam mais

*imagem reprodução

O principal destino, é o trabalho

*imagem reprodução

 

Com base na pesquisa, a maior parte dos ciclistas brasileiros usa a bicicleta em trajetos entre 10 e 30 minutos. Nesse tempo, a distância percorrida pode variar entre três e oito quilômetros.

Distância diária das pedaladas

*imagem reprodução

Mais da metade dos ciclistas brasileiros utiliza a bike entre cinco e sete dias por semana. Esses números variam de cidade para cidade, mas no geral, mostra que os ciclistas esporádicos são mais raros.

A pesquisa foi feita em dez cidades brasileiras, e ao todo 5 mil ciclistas participaram. As cidades por onde a pesquisa passou foram:  Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Niterói, Salvador e São Paulo.

Vezes na semana que utiliza a bicileta

*imagem reprodução

 

“Nas grandes cidades e nas capitais, o uso vem crescendo muito, e a necessidade de se conhecer dados e fatos vai se tornando cada vez mais importante, para possibilitar um planejamento eficiente”, diz Zé Lobo, diretor-executivo da Transporte Ativo.



Publicado em: 01/02/2016 - Atualizado em: 27/01/2017

A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.