Eventos Grupos de Pedal News

QG das Capivaras

Pedal Vai Quem Quer

Oi galera como vocês estão ? Tudo beleza? Dessa vez eu não vim falar das minhas pedaladas, e sim de um projeto sem fins lucrativos que só  visa fazer o bem.

Pois bem não tem como falar do QG DAS CAPIVARAS sem falar antes de Roberta Godinho.

A primeira mulher no Brasil, a concluir a prova do Audax de mil quilômetros !! É meus amigos, mil quilômetros!!  Eu a conheci pelas redes sociais, Facebook e Instagram, curtia várias postagem dela onde mostrava o seu amor pela bike e  as suas ações na ciclovia do rio Pinheiros, apelidada pela própria Roberta, como a ciclovia como cheirinho de Boston!! Também é uma ativista em defesa dos animais que alí habitam. Uma defensora por mais segurança na temida ciclovia. Certa vez pedi ajuda pela redes sociais. Eu fui convidado a organizar um passeio ciclístico, em uma comunidade carente, perto da minha casa, se vocês se interessar em souber mais, contei a história aqui mesmo na EasyBikes. Foi ela quem fez uma grande doação de peças e duas bikes , e foi nesse dia que a conheci pessoalmente e viramos amigos.

Primeira vez que se conhecemos pessoalmente

Tem um lado da ciclovia, entre a Ponte da João Dias e Ponte Cidade Jardim, que foi interditada para obras do metrô. Esse lado é administrada pela CPTM. Esse trecho foi desviado para o outro lado do rio e seria provisoriamente. Só que já se vão quase cinco anos! O maior problema é a segurança com relatos de assaltos quase que diário, sem contar com a infraestrutura aonde não temos nenhum ponto de apoio, e é um local muito usado por trabalhadores que optaram pelo uso da bike para ir trabalhar. Essa ciclovia liga a zona sul com a zona oeste de São Paulo. A temida faixa de Gaza. Alguns trabalhadores ciclista fizeram um grupo chamado de Pelotão dos Trabalhadores. Andam juntos para ser proteger de assaltados. Alguns desses ciclistas, usam também suas bikes como meio de sustento, fazendo pequenas entregas na região da zona oeste. E alguns deles viram em um lugar depois da Ponte Cidade Jardim, um local legal para descansar e esperar os amigos, para irem juntos embora. Os nomes desses amigos são PC / Jhow /Fernando/Luis. A nossa amiga Roberta Godinho notou isso. E foi conhecer esses amigos ciclistas trabalhadores,  e teve uma idéia de montar naquele local, uma oficina solidária, que batizaram com o nome de QG DAS CAPIVARAS. Daí em diante começou o trabalho de formiguinha, trazendo as palhas de coqueiro, para fazer as paredes e materiais encontrado no lixo para mobiliar o local, cada um foi ajudando como podia.

Área social do QG.

Com ajuda de todos os amigos do bem, o QG ficou pronto!! Os ciclistas podem descansar, ler um livro, beber água, arrumar sua bike e também conhecer outros ciclistas, em um lugar totalmente do bem!!! A nossa amiga como é muito querida e conhecida pelos donos de bicicletárias, ciclistas e não ciclistas, e recebeu bastante doação!A Roberta com seu imenso coração, juntos com os amigos, organizaram a primeira ação da oficina solidária, no bairro da Aldeia de Carapicuíba. ah, A oficina do QG também  é itinerante.

Local onde foi feito a primeira ação solidária

E foi um sucesso, arrumaram várias bikes. A alegria da criançada,  o QG não parava de crescer e ajudar os ciclistas,  uma hora para arrumar as bikes, outra hora com doações, e estava a todo vapor, com trabalho de formiguinha. Estava tudo correndo nos conformes. Aí nos reunimos para fazer a segunda ação solidária do QG Das Capivaras. Dessa vez na zona sul de São Paulo, no bairro Chácara Santana, onde mora o nosso campeão de ciclismo de longa distância Marcelo Florentino, mais conhecido como Mixirica. A ação foi maravilhosa, com doações de bikes , peças, roupas e brinquedos. Os voluntários arrumaram bikes nesse dia, fazendo a alegria da criançada, e que por coincidência a ação foi realizada no domingo, depois do dias das crianças.

Os amigos voluntários da ação

No outro dia levamos  as peças que sobraram da ação de volta ao QG. A Roberta e outros amigos, aumentaram a estrutura do QG. Separando a oficina da área de convivência. Nós capivarenses, estávamos todos felizes. A nossa amiga Marta Senf, uma ciclista e artista, teve uma idéia maravilhosa!!!! Fazer um toldo, com o pano de guardas chuvas quebrados, as doações chegaram, e fez um toldo lindo para o QG DAS CAPIVARAS.

Um lindo toldo de panos de guardas chuvas

 

É meus amigos. Tudo estava indo tão bem…… as mil maravilhas com o QG. Só que no dia primeiro de novembro, alguns trabalhadores que limpam a margem do rio Pinheiros, tinham ordem de desmontar o nosso lindo QG. A nossa amiga foi logo avisada e pedalou imediatamente, para o QG conversar. .Logo chegou uns dos responsáveis . Explicou que foi feito várias denúncias, que naquele momento estava com as mãos atadas. Disse também, que a denúncia foi feita, por uma pessoa ligada ao mundo da bike. Vai  entender. Uma notícia muito triste para todos nós. A estrutura foi desmontada, e a oficina foi tirada do local. Depois de quatro meses de existência. A oficina do QG DAS CAPIVARAS só mudou de endereço. Estamos correndo atrás por meios legais, para voltar para o mesmo local. Mas as ações da oficina solidária, estão a todo vapor, estamos aceitando doações para fazer uma ação solidária de Natal do QG DAS CAPIVARAS , em uma comunidade carente de São Paulo, chamada de Morro da Lua, que acontecerá no dia 16/12/2018 quem puder ajudar, agradecemos de coração. Juntos seremos uma potência.

Agradeço aqui desde já, a todos que de alguma forma, ajudaram e ainda ajudam muito as ações do QG DAS CAPIVARA. Principalmente aos mecânicos voluntários, que fazem acontecer, vocês também são muito importante.

Obrigado pela atenção e até a próxima galera da bike.

Juntos somos fortes!

Nosso amigo Armando! Pau para toda obra!

 

A nossa amiga ciclista e artesã Marta.

 

PC/Marta /Armando e Roberta. os motores do QG!!!

 

 

Luis salvando os amigos ciclistas.

 

Bora consertar meu amigo Jhow!

 

As bikes de doações!!!!!

 

A nossa amiga capivara.

 

A oficina continua com ajuda de todos vocês.

 

E a criançada agradece de coração…..

 

 

E o trabalho de formiguinha continua PC.

 

E a oficina continua com a ajuda de todos vocês.

 

A nossa amiga em defesa de todos.

 

O pelotão está firme e forte, no abaixo-assinado para o QG voltar.

 

Morro da Lua, local da próxima ação solidária.

 

Respeito em primeiro lugar.

 

 

 

 

 

 

 

 



Publicado em: 26/11/2018 - Atualizado em: 29/11/2018

A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.