Eventos

Projeto Pedalar pelo Município estimula o uso da bicicleta e a redução da emissão de CO2 em Brusque

No ano passado, Brusque contabilizou 38 mil km rodados de bicicleta dentro dos 21 dias do programa. (Foto: Arquivo O Município)

De 1º a 21 de julho, acontece em Brusque o projeto Pedalar pelo Município, que tem como objetivo incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e também reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2), gás que mais contribui para o efeito estufa e está atingindo altas concentrações na atmosfera.

O evento brusquense é derivado do Stadtradeln, projeto que teve origem na Alemanha, no qual várias cidades do mundo participam. A ideia é que durante 21 dias, as pessoas utilizem ao máximo a bicicleta, anotem a quilometragem percorrida e cadastrem no site stadtradeln.de, onde é feita a contagem de quanto CO2 deixou de ser emitido durante cada pedalada.

Em Brusque, a Fundação do Meio Ambiente (Fundema) é quem coordena o projeto. O superintendente do órgão, Cristiano Olinger, lembra que no ano passado Brusque contabilizou 38 mil quilômetros durante os 21 dias do projeto. A cidade, inclusive, foi a primeira fora da Europa a se inscrever no programa devido à parceria com o distrito de Karlsruhe, dentro do projeto 50 Parcerias pelo Clima.

Neste ano, a primeira ação do projeto em Brusque aconteceu na madrugada de domingo, 1, com passeio ciclístico pela cidade. Nas próximas três sextas-feiras (6, 13 e 20 de julho), a partir das 19h30, acontecerá a bicicletada, com concentração na praça Sesquicentenário, e percurso de ida e volta até a Unifebe. “Durante a bicicletada, teremos animação com música”, diz Olinger.

Já no domingo, 8, acontece mais uma edição do Bikenique, a partir das 9 horas. A concentração também será na praça Sesquicentenário, fazendo um percurso pelas ruas do Centro. “Teremos distribuição de frutas, será um momento legal para se reunir com a família e estimular o uso da bicicleta”, destaca.

Olinger diz que a participação dos grupos de pedal da cidade está satisfatória e a intenção é superar a quilometragem obtida pelo município no ano passado. Qualquer pessoa pode participar das atividades. Como o site do projeto é em alemão, os participantes podem entrar em contato com a Fundema, pelo telefone 3355-6193 para repassar a quilometragem realizada que os funcionários farão o cadastro no site.

Também é possível entrar no clube Pedalar pelo Município, dentro do aplicativo Strava – que conta com cerca de 300 participantes – para repassar a quilometragem feita. “Temos muita gente que vai trabalhar todos os dias de bicicleta, então se puderem passar a quilometragem para nós, será bem legal”, diz Olinger.

Fonte: O Município



Publicado em: 20/07/2018 - Atualizado em: 20/07/2018

A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.