Curiosidades Saúde

Pedalar ajuda a manter seu sistema imunológico jovem, diz estudo

EFEITOS ANTIENVELHECIMENTO DO CICLISMO ESTENDEM-SE TAMBÉM AO SISTEMA IMUNOLÓGICO. OUTROS ESTUDOS JÁ HAVIAM REVELADO O BENEFÍCIO DO CICLISMO, APONTANDO QUE PEDALAR REDUZ O RISCO DE CÂNCER E PROBLEMAS NO CORAÇÃO (FOTO: THINKSTOCK)

Andar de bicicleta pode conter os efeitos do envelhecimento e rejuvenescer o sistema imunológico. É o que apontou um estudo publicado no jornal Aging Cell e reproduzido pelo The Guardian.

Os cientistas acompanharam 125 ciclistas amadores entre 55 e 79 anos e os compararam a adultos que não se exercitavam regularmente.

A pesquisa mostrou que mesmo com o envelhecimento, ciclistas preservaram a massa muscular e força, mantendo estáveis os níveis de gordura corporal e colesterol. Em homens, os níveis de testosterona permaneceram altos.

Os efeitos antienvelhecimento do ciclismo pareceram se estender também ao sistema imunológico. Um órgão chamado timo, que produz células de imunidade, normalmente começa a encolher a partir dos 20 anos. Mas no caso dos ciclistas mais velhos, o timo continuou gerando tantas células quanto das pessoas mais jovens.

“Há um pressuposto de que o envelhecimento automaticamente torna as pessoas mais frágeis”, diz Janet Lord, diretora do Institudo de Inflamação e Envelhecimento da Universidade de Birmingham. “Nossas descobertas desbancam um pouco essa ideia. A partir desse estudo, conseguimos evidências de que é possível ter bem-estar por um longo período na vida com a prática regular de exercícios. Hoje, vivemos mais tempo. Mas ainda não necessariamente de forma mais saudável.”

Segundo o The Guardian, outras pesquisas já haviam revelado o benefício do ciclismo, apontando que pedalar reduz o risco de câncer e problemas no coração em 45%. Especialistas também acreditam que esse esporte aumenta a saúde mental, felicidade e deixa as pessoas menos propensas a depressão.

Os ciclistas homens que participaram do estudo tiveram que pedalar 100 km em menos de 6,5 horas, enquanto mulheres tiveram que pedalar 60 km em menos de 5,5 horas. O grupo de pessoas que não realizam exercícios era composto por 75 pessoas entre 57 e 80 anos e 55 jovens entre 20 e 36 anos.

Fonte: Época NEGÓCIOS



Publicado em: 12/03/2018 - Atualizado em: 12/03/2018

A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.