Pedalar ajuda detentos de Minas Gerais
Vida Urbana

Pedalar ajuda detentos de Minas Gerais

Um dos maiores problemas em presídios do mundo é a ociosidade em que os detentos ficam. Se sentir mais útil poderia melhorar a situação deles e da sociedade. Foi pensando nisso e, se inspirando em bicicletas de academias dos Estados Unidos, que o juiz José Henrique Mallmann, da cidade de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, colocou bicicletas no presídio da cidade para gerarem energia elétrica.

detenntos_pedalando_minasgerais

Alguns dispositivos foram adaptados e instalados nas bicicletas para que, ao pedalar, ela gere energia elétrica e armazene essa energia em uma bateria. Os detentos com bom comportamento são selecionados e chamados para pedalar. E, a noite, as baterias são levadas para uma praça da cidade para ajudar na iluminação de lâmpadas de espaços públicos. A cada 16 horas pedaladas, o detento ganha um dia a menos de pena.

Tanto os detentos quanto o dirigente do presídio ficaram satisfeitos com o projeto. Como declara Gilson Rafael Silva, diretor do presídio: “Eles estão se sentido úteis pedalando. Eles estão ganhando remissão e produzindo energia, energia saudável. Hoje se fala muito em sustentabilidade”.

O que você acha dessa iniciativa?



Publicado em: 02/08/2016 - Atualizado em: 27/01/2017

A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.