Recorde Mundial: veja entrevista exclusiva com Jonas Deichmann
Cicloturismo Esporte News

Recorde Mundial: veja entrevista exclusiva com Jonas Deichmann

O alemão Jonas Deichmann está buscando dois recordes: atravessar a Europa de bicicleta no menor tempo ( o atual é de 28 dias), e cruzar toda a Eurásia de bike, o que nenhum outro ciclista tentou antes.

No meio do seu defasio Jonas concedeu uma entrevista à EasyBikes.
Confira abaixo:

EasyBikes – Nossos leitores estão se perguntando quem é Jonas Deichmann, ciclista que se propôs a quebrar dois recordes mundiais atravessando a Eurásia? Como você se define?

Jonas Deichmann –  Como me defino? Tenho 30 anos, nasci na Alemanha, mas me vejo mais como um homem do mundo que sempre gostou de viajar. Morei em muitos países diferentes e já viajei mais que 80 países. Aprendi um pouco de todas as culturas diferentes e agora faço essa viagem para saber um pouco mais de mim também. Estudei antes Administração Internacional e também morei no Brasil por dois anos. Fiz intercâmbio na UFBA e depois gostei tanto que voltei. Agora trabalho como gerente de vendas em Munique.

EasyBikes –Essa prova é de extrema resistência. Como surgiu a ideia de buscar dois Recordes mundiais pedalando 16 mil km?

Jonas Deichmann – Essa ideia chegou há muito tempo. Alguns anos atrás eu fiz uma volta pelo mundo de bicicleta mas sem recorde e desde então eu tenho esse sonho de fazer um recorde mundial. Eu tive algumas ideias, mas no fim decidi por esta porque combina aventura e ultra resistência.

EasyBikes – Nós temos muitos leitores que praticam prova de resistência. Estes ciclistas querem saber como você  se preparou para esta viagem de 16 mil km?

Jonas Deichmann –  Eu me preparei com longas distâncias. Eu corri bastante, corri uns 4 mil km este ano, porque na Alemanha nessa época fica escuro cedo então eu corri. Andei mais de 10 mil km este ano, especialmente longas distâncias.

EasyBikes – Qual o equipamento/bagagem que você está levando?

Jonas Deichmann- Estou completamente sozinho, então estou levando toda a bagagem que preciso. Eu tenho uma barraca , um saco de dormir, coisas para cozinhar e peças quando algo estraga  na bicicleta. Claro que sempre uso o mais leve possível. No total tenho uma bagagem de uns 8 kg.

EasyBikes – O que é mais difícil em viajar essa distância? O que você sente de maior dificuldade?

Jonas Deichmann – Até agora o meu único problema foi o calor de quase 40º graus em Portugal e na Espanha. Foi um pouco duro, tive dor de cabeça. No total eu acho que o maior desafio é o mental, eu tenho que me motivar todo os dia. Especialmente na Sibéria quando estiver totalmente  plano para alguns mil quilômetros, aí vai ser difícil me motivar.

EasyBikes – Qual o conselho para quem quer começar a viajar de bicicleta?

Jonas Deichmann – Eu acho que o maior conselho para quem quer fazer uma aventura grande é começar com uma coisa pequena porque tem muitas pessoas que tem um sonho e que falam disso, mas nunca fazem. Comece com algo pequeno e depois você já aprende todas as coisas que você precisa. Quando viajar de bicicleta, meu grande conselho é levar barraca e acampar porque com bicicleta você é flexível e pra mim isso faz parte de tudo, é uma das melhores coisas para a noite.

EasyBikes – Qual o custo da viagem?

Jonas Deichmann –  Isso é difícil porque eu tenho muito equipamento que é patrocinado de empresas. Eu acho que preciso de mais ou menos uns 2 mil euros para a viagem. O resto é equipamento, que talvez valem uns 8 mil euros ou algo assim, mas é patrocinado, então não sei isso tão bem.

EasyBikes – Quando e onde você para pra dormir e tomar banho?

Jonas Deichmann – Eu sempre paro para dormir quando fica escuro. Para tomar banho, eu normalmente acho um lugar do lado de um rio ou de um lago e posso tomar banho antes de dormir.

EasyBikes – Como se alimenta durante a viagem? Você modificou a sua dieta?

Jonas Deichmann – Claro. Eu normalmente como cereais pelo café da manhã, depois durante o dia eu como muitas barras de energia. Do meio dia à noite eu como pasta.

EasyBikes – Uma dificuldade para quem quer viajar de bicicleta por 70 dias é o emprego. Você trabalha? Como conseguiu ser liberado por 70 dias para esta viagem?

Jonas Deichmann – Com isso eu tive sorte. Eu trabalho para a Benify, uma empresa de IT, como gerente de vendas. Minha empresa também é minha patrocinadora e me deu essas férias extras sem problemas.

 

EasyBikes –  Quando você decidiu participar desse desafio a sua família apoiou ou achou uma loucura?

Jonas Deichmann- Minha família apoiou bastante. Todos eles estão comigo. Meu irmão e meu pai também são ciclistas e viajam bastante de bicicleta. Eu tive todo o apoio, ninguém teve alguma dúvida ou algo.

EasyBikes – Jonas, você morou por dois anos no Brasil, correto? Qual a impressão que o país deixou em você?

Jonas Deichmann – Essa é boa. O Brasil está sempre no meu coração e eu adoro o Brasil porque a impressão que eu tenho é que as pessoas são muito felizes. Até as pessoas que tem problemas, que tem uma vida dura, ainda assim estão felizes. Pra mim é sempre assim, quando penso no Brasil eu também fico feliz.

 

Para acompanhar todas as notícias sobre a EurasiaChallenge é só seguir o perfil de Jonas Deichmann na EasyBikes.


Por Jéssica Fernandes
de São Paulo



Publicado em: 20/07/2017 - Atualizado em: 20/07/2017

A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.