5 dicas para não ficar na mão na hora de pedalar
Dicas News

5 dicas para não ficar na mão na hora de pedalar

A hora de pedalar é sagrada para muitas pessoas, e conferir os componentes de sua bike antes de sair pode evitar dores de cabeça (para qualquer um) durante o passeio. Confira abaixo um checklist para não ficar na mão na hora de pedalar:

 

pneu

*imagem reprodução

Cheque os pneus
A maioria dos problemas causados por atrasos nos passeios estão diretamente relacionados a pneus furados e/ou murchos.

Verificar a pressão dos pneus é essencial para sair com a bike. Existem muitas bombas que já vem com medidor de pressão e não são caras. Muitos fatores podem influenciar, como o peso do ciclista, e as condições do tempo. Na lateral dos pneus está escrito qual pressão utilizar.

Analisar o estado da borracha é sempre bom. Remova pedrinhas que possam estar presas e verifique se existe algum rasgo nas laterais. Resolver algum problema com o pneu é muito mais fácil em casa, do que na rua. 😉

 

 

freios_bike

*imagem reprodução

Teste os freios
Verifique o estado das pastilhas de freio, caso seu freio for V-Brake – cheque se elas estão firmes, pois o parafuso que as prende pode afrouxar com o tempo. Antes de sair para o passeio dê uma voltinha com a bicicleta, e freie com força para testar o comportamento da bicicleta.

Para as bicicletas com freio a disco, o importante é verificar se o mesmo está no ponto certo. Confira as mangueiras contra rachaduras e ressecamentos.

 

cabos

*imagem reprodução

Cabos
Os cabos são componentes muito importantes, são eles que fazem os freios e a marchas funcionarem. Eles precisam de lubrificação para proteção contra a ferrugem e para o correto funcionamento.

Substitua o cabo que está danificado, ou corroído. E novamente, antes de sair para o passeio dê uma voltinha com a bicicleta, e teste os cabos trocando a marcha, e freando.

 

lubrificacao

*imagem reprodução

Lubrificação e Câmbio
O conjunto de câmbio da bicicleta é quase inteiro fabricado de metal. E o metal do câmbio raspando com a corrente (também de metal) não resulta em boa coisa. Por isso os lubrificantes são usados para que as peças funcionem corretamente.

Verifique sempre se o seu sistema de câmbio está lubrificado, e de atenção ao desgaste da corrente.

 

apertos

*imagem reprodução

Apertos
Conferir os apertos das áreas que sofrem mais stress na bike. Pedais, mesa do guidão, eixos, e as rodas. Não seria agradável descobrir que estão frouxos a vários quilômetros de casa.



Publicado em: 07/12/2015 - Atualizado em: 27/01/2017

A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.