Serra do Rio do Rastro em SC… Entre as estradas mais lindas do mundo!!
Cicloturismo Dicas Grupos de Pedal

Serra do Rio do Rastro em SC… Entre as estradas mais lindas do mundo!!

BSM

Não é brincadeira!

Aqui em Santa Catarina, entre as cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, encontra-se a SC-390, mais conhecida como Serra do Rio do Rastro, ou “Serra do Doze” para os íntimos (fazendo alusão aos doze quilômetros de trechos mais sinuosos), em uma recente pesquisa entre internautas realizada pelo site www.rentcars.com , foi considerada a 4ª mais incrível estrada a se dirigir um veículo.

Então você pode dizer, mas meu ramo é bike!   Claro, e o meu também…

Já subi e desci várias vezes essa estrada e posso garantir, é incrívelmente sensacional, se é que se pode colocar esses adjetivos na mesma frase.

Linda por natureza

Além de ser um local com clima diferenciado, onde tudo é imprevisível.

Você pode sair com sol e calor de casa, e no meio da serra o seu corta-vento não dar conta de esquentar o corpo, principalmente na descida… Ou o contrário, sair de casa pela manhã, com clima fresquinho, mas se deixar pra pegar os picos no horário próximo ao meio dia, sol a pino, não vai ter um centímetro de sombra pra esfriar o cérebro, vai cozinhar…

São aproximadamente 283 curvas!

Da primeira vez que subi, fiquei maravilhado com as paisagens, cânions ao lado da estrada são de arrepiar, mas tudo bem seguro com guardrails e placas de sinalização.

Acho que já é de praxe, pessoal que mora um pouco mais longe, vêm de carro até Lauro Müller/SC e na comunidade de Guatá, deixa o carro e pega as bikes.

Ali tem uma lanchonete, um posto policial, e um posto de combustíveis, o que é um bom trio de “amigos dos ciclistas”…

Pessoal faz uma boquinha, deixa o carro perto do posto policial, calibra os pneus no posto de combustíveis, e sai pedalando serra acima.

E tem que ter gás, ou melhor, perna.

Desde a parada, ou seja, Guatá, até o mirante da serra, são aproximadamente 18km (vou compartilhar com vocês algumas fotos de pedaladas na serra realizadas pelo grupo BSM www.facebook.com/groups/bikemartinho  )

Fotinho antes da saída

E a subida é ingrata!  Quem não conhece, pode se surpreender com o desafio.

Não, não é o lugar mais difícil de todos os tempos, mas ele é de dificuldade escalonada, e isso pode enganar os ciclistas mais afoitos… Explico:

Ao sair do ponto de partida, a altimetria é baixa, poucas subidas, você sabe que são 18km, e tem percorridos já uns 5 km e não sente cansaço nenhum.

A partir dos 7 a 8 km onde as subidas vão ficando mais íngremes, você já pega o trecho com piso de concreto (sim, boa parte não é com asfalto e sim com concreto), mas mesmo assim, você tenta manter um ritmo.

Mas quando você chega nos 12 a 13km  as subidas viram pancadas…  Sim, e se você subestimou a Serra do Rio do Rastro, já chegou ali com a perna “fumegando”.

Da minha primeira vez, não aconteceu isso, estava respeitando tanto a serra que cheguei até o fim, não sobrando forças, mas elas acabaram na hora que deveriam acabar.

Que visual!!

Não vou mentir, quando você vê a placa que anuncia o fim da serra (fim do sofrimento), a alegria bate níveis altíssimos, maiores que os 1400m de altitude do caminho percorrido.

Aqui já no mirante, procurando um lugar quente pra se esconder

 

Após todo esse sofrimento de subida, que pode levar de 1 hora para os mais preparados, ou até 3 horas para os que gostam de aproveitar os recuos para tirar fotos, tem a descida…

E a descida é tão ou mais perigosa que a subida, ou seja, a subida é lenta, o perigo está no corpo não aguentar, mas a descida é super rápida, a ponto de você cuidar do freio para não deixar esquentar demais e perdê-lo.

São aproximadamente 20 minutos de descida, totalmente alucinantes para qualquer ciclista, tanto os mais seguros aos mais afoitos.

Resumindo toda essa postagem:  Não deixe de conhecer a Serra do Rio do Rastro, aqui no município de Lauro Müller, em Santa Catarina.  É quase que uma obrigação de todo ciclista conhecer essa belíssima estrada.

 

Até  a próxima!!!

 

Conheça o grupo BSM!

http://www.facebook.com/groups/bikemartinho

 



Publicado em: 15/05/2017 - Atualizado em: 29/09/2017

A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.