Curiosidades Dicas Vida Urbana

Dispositivo converte bike comum em elétrica

Para que as velhas bicicletas não precisem ser abandonadas por quem quer uma ajudinha ao pedalar, foi criado um motor que converte uma bike comum em elétrica

Imagine o quanto se restringe o uso de uma tecnologia construtiva nova se ela exige que uma casa seja erguida do zero para que possa ser aplicada. Agora utilize o mesmo raciocínio para uma bicicleta: se você quer uma que seja elétrica, parece não muito lógico ter de abandonar a sua, tradicional, para investir em um modelo zero com a característica desejada. Uma empresa sueca, porém, encontrou uma forma de adaptar sua magrela mecânica para torná-la uma motorizada sustentável: criou um dispositivo que converte uma bike comum em elétrica.

 

O dispositivo da companhia Semcon, que custa cerca de  € 100 (cerca de R$ 400) e pesa pouco mais que 1 kg, pode ser instalado em praticamente qualquer bicicleta. Alocado no cano do assento, ajuda a girar a roda traseira com um acionamento elétrico equivalente a 150W.

Com ele, a bike atinge velocidades entre 7 km/h e 25 km/h. O equipamento é composto de uma bateria removível e uma espécie de “computador de bordo”, que ajusta o funcionamento do motor ao movimento do piloto ao pedal. Também possui um sistema de rastreamento para o caso de a bicicleta ser roubada.

Créditos: Reprodução/Semcon
O motor elétrico pode ser adaptado praticamente em qualquer bike comum

 

 Adora pedalar sua velha bike, mas está desejoso de uma que seja elétrica? Observe de novo a sua bicicleta de sempre, com carinho, e deixe que seus olhos brilhem: ela mesma pode ser sua nova e-bike

Fonte: Catraca Livre



Publicado em: 21/03/2018 - Atualizado em: 21/03/2018

A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.