O ajuste ideal da bike para mulheres
Dicas

O ajuste ideal da bike para mulheres

ajuste_ideal_para_mulheres_easy_bikes

Ajustar a bike é algo essencial para poder pedalar com uma boa performance e com um bom conforto. Sem dizer que também evita dores nas costas, nas pernas, pescoço e coluna. Andar com uma bike que não condiz com o seu tamanho e com a modalidade de ciclismo que você pratica, pode ser bem prejudicial. Por isso, se você for mulher, deve se atentar a vários detalhes na hora de comprar uma bike para você. Como as mulheres costumam ter um corpo menor e mais leve do que os homens, as peças da bike devem se adequar ao seu físico. Veja algumas dicas para a hora de ajustar ou comprar algumas peças novas para a sua bike:

Selim

Algumas marcas fabricam selins próprios para mulheres. Eles podem mudar um pouco no tamanho, formato e até mesmo no material de que são feitos, (com diferentes tipos de espumas). O segredo é poder testar para ver qual fica mais confortável para você. Procure testar bikes de diferentes tipos de seus amigos para poder sentir a diferença entre os selins. Quanto ao ajuste, recomenda-se que você coloque inicialmente o selim na horizontal e, com uma das pernas totalmente esticada e apoiada levemente no pedal, você calcule a melhor altura e, se precisar, incline um ou dois graus para baixo o selim. Por questões anatômicas, não é recomendado a inclinação dele para cima.

Canote

O canote é a peça que liga o banco ao quadro da bicicleta. Ao mudar a regulagem dela, você pode melhorar o alcance do guidão, mas deve tomar cuidado para não prejudicar a sua postura. Por isso não faça mudanças de ajuste muito bruscas nessa peça. Mude aos poucos e vá testando até achar a regulagem ideal.

Pedivela

Pedivela é o par de braços que, girando a coroa frontal, transferem força das pernas do ciclista para a transmissão.O tamanho deles costumam variar de 165 mm até 175 mm, e os tamanhos menores são normalmente mais vendidos para o público feminino. Como o tamanho ideal varia de acordo com o tamanho da sua perna e da intensidade de sua pedalada, nem sempre os tamanhos menores podem ser os mais indicados. Mas, inicialmente recomenda-se para as mulheres um pedivela de 165 mm ou de 170 mm.

Rodas

Como normalmente as mulheres são mais leves do que os homens, significa que bikes mais leves vão se adequar melhor e serão mais confortáveis e fáceis para manejar. Por isso as rodas mais leves são as mais indicadas. Apesar do preço ser mais alto, é um investimento que vale a pena ser feito.

Quadro

Os quadros mais indicados para mulheres costumam ter a barra superior menor. Isso porque barras superiores muito grandes podem te fazer ficar muito esticada e dar dores nas costas, pescoço e punhos.

Alavancas de marcha

Nessa peça, o ideal é procurar as marcas que vendam alavancas com alcance ajustável. Dessa forma você pode ajustá-las com o intuito de reduzir o esforço dos pulsos e das mãos.

Mesa do guidão

Nem muito alto, nem muito baixo. Para evitar dores no pescoço, pulsos e lombar, procure um guidão em que você fique com os braços levemente dobrados, sem esticar totalmente. Modelos mais curtos podem ajudar mulheres com o tronco pequeno, pois melhoram a proximidade em relação a peça.

Largura do guidão

O guidão tem uma largura que costuma variar entre 36 cm e 46 cm. O ideal é que você escolha um que tenha o tamanho da largura de seus ombros. Pois, se ele for maior, poderá dar a sensação que está meio solto e, se for menor, dificultará a mobilidade nas curvas.

Profissional qualificado

E a dica mais importante é: não abra mão de um profissional qualificado na hora de montar ou ajustar a sua bike. Não caia em promoções suspeitas, pois o barato pode sair caro e o seu corpo vai sentir as dores de uma bike mal montada.



Publicado em: 07/07/2016 - Atualizado em: 27/01/2017

A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.