Como melhorar a técnica da pedalada
Dicas

Como melhorar a técnica da pedalada

Quando pedalamos, se ocorre alguma falha no movimento de uma das pernas, a outra acaba compensando-a. Uma perna ajuda a outra a completar a pedalada, dando assim continuidade ao ciclo e mantendo o ritmo de deslocamento da bike.

Ao pedalar com uma perna só, no entanto, essa ajuda deixa de existir e para manter o ritmo é necessário executar o ciclo completo do movimento ou a bike perde velocidade e estabilidade. Trata-se de um exercício muito eficiente para melhorar a técnica da pedalada.

Segundo Ricardo Hirsch, diretor técnico da assessoria esportiva Personal Life, esse exercício nos faz perceber a importância de ter uma pedalada redonda do início ao fim, aproveitando ao máximo os momentos de empurrar e puxar o pedal para ganhar velocidade.

Isso porque a tendência é relaxar a perna no movimento de retorno, quando o pé volta do ponto mais baixo para o ponto mais alto do pedal, deixando de aproveitar esse momento para fazer força. Por isso o exercício é eficaz para aprimorar a técnica e deixar o movimento mais uniforme, tornando-o mais eficiente.

Empurra e puxa em 3 fases.

Para obter ganhos com esse exercício, ele não pode ser feito apenas em baixa intensidade. É preciso haver variação de ritmo e de aplicação de força — assim, o atleta aprenderá a controlar o movimento em qualquer uma das situações.

A melhor forma é executá-lo em três fases, focando primeiro no movimento de empurrar o pedal, depois no de puxar e por fim empurrando e puxando. Hirsch sugere fazer três séries para cada fase, com duração de 1 minuto para os movimentos específicos e de 2 minutos para o ciclo completo, sempre alternando o ritmo, começando leve, passando a moderado e terminando forte.

Matéria escrita por Marilice Mussalan – Pedal Indy


Publicado em: 08/11/2017 - Atualizado em: 08/11/2017

Tags:
A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.