Como impulsionar o Ciclismo Urbano
Dicas News Vida Urbana

Como impulsionar o Ciclismo Urbano

Nesta semana começa o Fórum Mundial da Bicicleta, na Cidade do México – a World Bike Fórum, ou simplesmente FMB6, que você pode acompanhar pelo site http://www.fmb6.net e redes sociais. Nele teremos a participação de vários brasileiros que apresentarão suas soluções para vários assuntos ligados à bicicleta, de Curso de Mecânica de Bicicleta para pessoas que saíram da situação de rua à soluções de mobilidade urbana. Para muitos de nós, ciclistas urbanos, que usamos diariamente, nem nos damos conta de quão importante é levantar os problemas da cidade e comparar com outras cidades ao redor do mundo, copiando práticas, intercambiando soluções. Nosso país tem muito o que aprender e desenvolver no quesito mobilidade pela bicicleta. Ainda estamos engatinhando, talvez andando com triciclos de plástico ao estilo Velotrol e sequer colocaremos as rodinhas nas laterais da bicicleta tão cedo, caso nossos legisladores, vereadores e prefeitos não tomem a atitude correta, deixando de ir na contramão da nova ordem mundial, da sustentabilidade, da baixa emissão de gás carbono, da fluidez no trânsito, da saúde de sua população, entre outros fatores.

As autoridades mundiais estão cada vez mais envolvidas em promover a bicicleta e seu uso em suas cidades, aumentando sua infraestrutura e políticas públicas, sejam elas financiadas pelos próprios governo ou de fontes privadas, pois só enxergam benefícios, inclusive no comércio, algo ainda muito polêmico nas grandes cidades brasileiras. A estimulação do uso da bicicleta tem despertado até mesmo os mais diferentes ramos de comércio e serviços que por meio de parcerias tem investido no uso da bicicleta, além dos tradicionais descontos para os ciclistas. A polêmica vai também ao financiamento que temos aqui em nossas capitais, pois são bancos que investem em ciclofaixas de lazer e serviços agregados a elas, sejam em finais de semana ou feriados, polêmica esta devido à falta de capacidade da municipalidade em investir dinheiro próprio na questão. E quando estas “torneiras” se fecharem? De onde virão os recursos?! É aqui que entra o documento produzido pelo IDB ou BID – Banco InterAmericano de Desenvolvimento, que nos mostra algumas estratégias de convencimento do Poder Público e das empresas interessadas em investir na Bicicleta.

Para quem se interessou pelo assunto, o documento foi lançado um PDF em espanhol, CÓMO IMPULSAR EL CICLISMO URBANO – Recomendaciones para las instituciones de América Latina y el Caribe. Basta acessar o site https://publications.iadb.org/handle/11319/8228

Boa Leitura e Boas Pedaladas!



Publicado em: 18/04/2017 - Atualizado em: 18/04/2017

A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.