Abordando sobre algumas regras aos ciclistas
Dicas

Abordando sobre algumas regras aos ciclistas

Pedal Ciclo Vida

Os ciclistas vem a cada dia ganhado mais espaço.  As conquistas são poucas, porém representativas.  Os resultados contam com  as criações de Ciclovias, as ciclofaixa, o respeito por parte de alguns motorista, e a ampliação da cultura pedalar.

Porém, devemos fazer bom uso destas, utilizá-las sempre que possível, e utilizar de forma correta, seguindo algumas REGRAS de conduta.

 

 

Um bom exemplo a ser comentado é a utilização da ciclovia, e ciclo faixa da Avenida Paulista.  Aos finais de semana existem alguns ciclistas que utilizam além da ciclovia, ciclofaixa, ainda faz uso das outras faixas.  No entanto, estas faixas devem ser utilizadas pelos pedestres, pois a prefeitura está fechando a Av. Paulista das 9h às 19h.  A Prefeitura quer oferecer espaço a diversidade que já existe na Av. Paulista, e assim, pedestre, ciclista, skatista, patinadores, idosos e crianças, compartilham o mesmo espaço.

Abaixo seguem fotos onde vemos as demarcações desse Projeto.

Resultado de imagem para ciclofaixa

Outras regras de grande importância aos ciclistas.  Vamos lá!

Não fure o sinal

Não passe no sinal vermelho com a bike, pois pode aparecer um carro em alta velocidade na transversal e você não conseguir fugir a tempo. Ou pode aparecer um pedestre que estava oculto pelos carros, exercendo seu legítimo direito de travessia.

Quer mais? Os motoristas se irritam ao ver ciclistas desrespeitando as leis de trânsito. Uma pessoa de má índole atrás do volante pode resolver “puni-lo” mais adiante com uma fina ou fechada, o que pode lhe causar ferimentos graves.

Calçada é para pedestres

Se precisar passar pela calçada ou atravessar na faixa de pedestres, o código de trânsito manda desmontar da bicicleta, como os motociclistas (conscientes) fazem (art.68, §1º). E essa lei não é apenas uma regra arbitrária feita por quem nunca andou de bicicleta: há motivos suficientes para não usar a calçada.

Os pedestres que estão de costas para você podem dar um passo para o lado sem te ver chegando. Um carro pode sair de dentro de uma garagem de prédio e te acertar em cheio, ou aparecer na sua frente de um modo que você não consiga desviar – e o errado (e ferido) vai ser você.

Tente circular sempre na via. Se precisar passar pela calçada, desmonte e vire pedestre.

 



Publicado em: 23/02/2017 - Atualizado em: 29/09/2017

Tags:
A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.