Uma história de amor (e humor) à bicicleta com ‘Clovis e Lurdinha’
Curiosidades News Vida Urbana

Uma história de amor (e humor) à bicicleta com ‘Clovis e Lurdinha’

Com tanta coisa acontecendo ao nosso redor, questões políticas intensas, principalmente, um Brasil em chamas, uma cidade em caos, resolvi falar de humor, de graça, resgatando uma ideia que tive meses atrás: postar as ilustrações e cartoons do Clovis. Não sabe quem é o Clovis?! Não se preocupe, é um personagem que aos poucos vem conquistando seu espaço, primeiramente em sua cidade, São Paulo, e mais recentemente pelo mundo (Índia, China, Myanmar, Rússia, EUA entre outros lugares bem distantes daqui). Criação do catarinense de Brusque, cinquentão com alma de criança, Paulo Stocker, com quem conversei por horas, sobre os mais diversos assuntos, de humor a política, de influências a trabalhos realizados, além de bicicleta, uma paixão desde a infância, mas que por falta de espaço no apartamento, sem garagem, o deixou sem uma magrela atualmente, mas que sempre usa a de amigos dispostos a emprestar.

Simplesmente genial, com espírito Clown, Clovis e seu indefectível chapéu ao estilo Adoniran Barbosa, músico idolatrado pelo artista e clara referência, foi criado em 2009, época do nascimento da filha de Paulo. Ele desejava deixar algo para posteridade à sua filha e que ela tivesse orgulho disso. E hoje, quem tem orgulho também é a cidade e os paulistanos, com seu trabalho de alcance mundial, algo que ele não imaginava quando começou a trabalhar nos jornais catarinenses aos 18 anos e nem em seus 22 anos de São Paulo e Rua Augusta. E falando de Rua Augusta, é lá que se encontra o seu maior trabalho visível, na parede de um conjunto de prédios residenciais, como um painel, ilustrando o Clovis e os característicos ‘prédinhos’ de seu mundo, com ares ‘retrô’, tal como o centro velho da cidade.

Clovis e Augusta, Clovis e Dona, Clovis e Lurdinha, a sua magrela, Clovis e toda a confusão que pode acontecer ao seu redor, fazem a diversão de adultos e crianças com um traço simples e característico, de poucas cores, predomínio do preto e minimamente do vermelho, ora por corações apaixonados, ora de sangue mesmo. Atemporal, feito em nanquim, Clovis ‘conversa’ com o leitor sem dizer uma palavra, em recurso pantomímico, uma linguagem universal visual e inteligente, gestual e teatral, que faz com que todos tenham as mais diferentes interpretações iniciais com resultado final no riso e na reflexão. Clovis ‘tromba’ nas quatro linhas que o cercam, rompe a ‘quarta parede’ e as utiliza como elemento de suas ‘narrativas visuais’. “Acredito que tenha acertado a mão misturando a Metrópole, o Teatro de Sombras e o Cinema Mudo”, disse Stocker. Reparem que tem um quê de Chaplin e seu eterno personagem ‘vagabundo’ escondido ali. O estilo Clown complementar veio de um curso que Paulo fez com Sílvia Lebrão, a doce palhaça Spirulina, para os íntimos. E onde entra a bicicleta nesta história? Como parte de seu cotidiano, como estrela coadjuvante ou como figurante em suas aventuras. A bicicleta acaba se tornando protagonista em várias das ‘tirinhas’.

Paulo Stocker teve seus trabalhos divulgados em diversas publicações como Caros Amigos e Tulípio (parceria com Eduardo Rodrigues). Paulo e seu personagem Clovis se tornaram referência pelo mundo e, com seu estilo, está influenciando outros artistas em todas as partes, uma maneira de reconhecimento de seu trabalho em âmbito global. Enfim, um trabalho que é uma delícia de se ver e admirar, de ter estampado no peito ou carregar em forma de caderno de anotações, aliás, produtos que podem ser encomendados com o artista, através do Facebook https://www.facebook.com/clovisandaugusta ou encomendas personalizadas de seus trabalhos também pelo email cloviseaugusta@gmail.com.

Para finalizar uma citação mais que apropriada, que o próprio autor de Clóvis nos lembrou, vinda de outro grande mestre:

 

“A simplicidade é o último estágio da Perfeição!”

                                                                   Leonardo da Vinci

 

Por hoje é só, amiguinhos!

Obs.: Em breve teremos novidades ilustres, bem animadas para vocês!



Publicado em: 26/05/2017 - Atualizado em: 26/05/2017

A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.