Isobar lança dispositivo inédito que alerta motoristas sobre ciclistas na pista
Curiosidades

Isobar lança dispositivo inédito que alerta motoristas sobre ciclistas na pista

Dispositivo bike frequencia radios

A Isobar, junto com o BSB Fab Lab (laboratório de inovação em Brasília), criaram um dispositivo tecnológico inédito para ajudar a diminuir acidentes de trânsito envolvendo ciclistas. Chamado de “Safety Bike Radio”, algo como “Radio Segura de Bicicleta”, o dispositivo interfere na frequência de rádios para alertar condutores de veículos sobre a presença de ciclistas na pista, em um raio de até 30 metros. A iniciativa, testada pela rádio 98FM de BH carrega a expectativa de que todas as principais emissoras de rádio de Minas e até do Brasil adotem a medida.

As mensagens são pré-gravadas com mensagens de alerta aos condutores como “Ciclistas ao redor, mantenha uma distância segura”, mas também é possível que os próprios ciclistas gravem mensagens personalizadas para os condutores dos veículos, mantendo comunicação com eles em tempo real. Desse modo, diminuem as chances de haver acidentes por desatenção dos condutores ou pela presença de ciclistas nos chamados “pontos cegos” dos motoristas.

Segundo Mateus Braga, diretor-executivo de criação da Isobar, que coordenou o projeto, a expectativa é de que em breve o dispositivo seja usado por ciclistas de todo o país, em uma parceria com as principais emissoras de rádio brasileiras em prol da segurança no trânsito: “Usamos a tecnologia para resolver um problema recorrente não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Se os motoristas não podem ver os ciclistas o tempo todo, agora eles podem ouvi-los”, afirma Mateus Braga.

Para terminar, o laboratório divulgou uma espécie de tutorial para ensinar a criarem um protótipo igualzinho, demais, não é?

Fonte:http://adnews.com.br/tecnologia/isobar-lanca-dispositivo-inedito-que-alerta-motoristas-sobre-ciclistas-na-pista.html
publicidade



Publicado em: 12/05/2017 - Atualizado em: 12/05/2017

Tags:
A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.