Cicloturismo Dicas

Rota da Fé ligará 38 cidades mineiras e paulistas a Aparecida

Cipo Real Ecoturismo

Trajeto a ser lançado em setembro poderá ser percorrido a pé, a cavalo, de bicicleta ou em veículos off-road

Será oficialmente aberto entre os dias 1º e 3 de setembro de 2017 o Caminho Religioso da Estrada Real (Crer), ligando o Santuário Estadual de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, MG, ao Santuário Nacional de Aparecida, SP.

O trajeto de aproximadamente 1.000 quilômetros parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte e passa por 38 municípios dos Estados brasileiros de Minas Gerais e São Paulo até levar os peregrinos aos pés de Nossa Senhora Aparecida.

A tradição milenar das longas peregrinações é associada tanto à purificação da alma mediante a penitência, o oferecimento e a ação de graças quanto à renovação do corpo e da mente mediante o esforço físico e a experiência de autoconhecimento. O percurso mais famoso do mundo católico é o Caminho de Santiago, que leva os peregrinos da região fronteiriça entre França e Espanha até Santiago de Compostela, na comunidade autônoma espanhola da Galícia.

No Brasil, a Estrada Real é o conjunto de rotas da era colonial usadas para transportar até o Rio de Janeiro os diamantes e o ouro extraídos das Minas Gerais. Já aproveitado há vários anos por aventureiros e caminhantes, o percurso tem promovido o turismo nas regiões atravessadas pelas rotas e agora ganha novos recursos estruturaispara aumentar a segurança e o conforto, como quiosques de apoio, sinalização e cuidados voltados à acessibilidade.

A Estrada Real abrange diversas rotas para quem quer percorrê-las a pé, de bicicleta, a cavalo ou em veículos off-road. A demarcação para a nova rota de peregrinação entre os santuários cruza 38 municípios e mais de 60 distritos, cada um com pelo menos uma igreja.

O peregrino contará com um passaporte a ser carimbado em cada cidade do trajeto e receberá um certificado de conclusão do percurso no seu ponto final, seja em Aparecida ou em Caeté.

O seguinte mapa geral foi publicado pelo site do Estadão:

Fonte: https://pt.aleteia.org/2017/08/21/rota-da-fe-ligara-38-cidades-mineiras-e-paulistas-a-aparecida/


Publicado em: 23/08/2017 - Atualizado em: 23/08/2017

A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.