Estrada dos Romeiros – Roda Presa
Cicloturismo Grupos de Pedal

Estrada dos Romeiros – Roda Presa

Roda Presa Zona Sul

Olá galera, tudo bem ?

Nossa cicloviagem de hoje, é um itinerário que confesso que fazia tempo que queria fazer.

Vinhamos conversando desse pedal fazia dias, pois estamos programando um pedal para Aparecida do Norte. E aí precisávamos treinar!! Foi então que um amigo nosso, o Anderson Lima propôs irmos até Pirapora do Bom Jesus  e voltar pedalando,  e eu sugeri irmos para a cidade de Itu e voltarmos de ônibus, e ele topou:  bora aí!

Pedal fechado e lançamos um post nos grupos .

Lançamos o pedal no grupo uma semana antes, mas confesso para vocês que vários ciclistas correm da estrada dos Romeiros por ser uma região montanhosa, com paisagens lindas , serpenteando o rio Tietê. Então só quatros guerreiros ciclistas aceitaram o desafio.(acho que entre dez ciclistas, oito correm da estrada dos Romeiros.)

Chegou o grande dia. ” É hoje que a gente coloca a faca entre os dentes”. Encaramos domingo as 5:30 da manhã. Chegando no primeiro ponto, estava o Diego Rodrigues, Anderson Lima e o Vagner Michel (que pegou carona com a gente até o Villa Lobos).

Bora lá, pois o quarto amigo ciclista mora no Jabaquara e iria nos encontrar  no parque do Povo.
Com a presença do Wagner, pegamos uma faixa na avenida de dois em dois, em um ritmo moderado conversando e começando a nossa cicloviagem. Uns trinta minutos de pedal, chegamos no segundo ponto de encontro, e nosso amigo Santana José  já estava nos esperando. Daquele ponto agora éramos cincos amigos pedalando pela marginal Pinheiros . Saímos da marginal Pinheiros na altura da praça Pan-americana, na região oeste de São Paulo- lembrando que somos da zona sul de São Paulo- chegamos na frente do parque Villa Lobos e nos despedimos do Vagner.

Seguimos em frente até a ponte dos Remédios, onde iríamos acessar a rodovia Castelo Branco até a saída para estrada dos Romeiros. Chegamos na estrada por volta das sete e vinte e paramos no primeiro posto para tomar um café, usar o banheiro por que a brincadeira logo iria começar !!!

Parada para o café em Barueri!! A brincadeira iria começar !

Logo de cara tem uma descida daquelas boas! Iriam ter mais boas descidas, mas lembrando meus amigos, tudo que desce tem que subir!!! E que subidas! De tirar o fôlego!! Por outro lado, em cada subida uma vitória e soltar o freio, é muita melodia…

E assim começava o nosso pedal, o primeiro trecho, na região de Barueri é um trecho urbano e sem acostamento, mas bastante sinalizado com placas lembrando que tem ciclistas na pista. Logo estávamos na região da cidade de Santana de Parnaíba. Era nessa região que os Bandeirantes usaram para desbravar a região oeste do estado de São Paulo.

Estávamos passando pelo centro histórico de Santana de Parnaíba, saindo da cidade subindo para variar  e eis que passa um ciclista pela gente com uma caloi 10 branca e já na frente pára, o Santana José pergunta: – Mas já vai parar ? e ele responde: Deixa os mais rápidos irem na frente!! Todos rimos! E como vocês já devem saber, como é a nossa raça ( ciclistas ), viramos amigos de infância logo rsrs. O nome dele é David Quirino e mora em Barueri. Voltou a andar de bike há pouco tempo e iria pedalar até Santana de Parnaíba, tomar um café e voltar para casa. Foi assim ele tinha programado antes de sair de casa, pois disse que sua mulher não tinha acordado de bom humor, e ele falou que iria tomar um café e voltar pra casa. Sua esposa falou pra ele andar de bike, e ele como um bom marido que é,  foi fazer um passeio com sua bike. Foi aí que surgiu nosso quinto participante.

Força Quirino !! Você consegue!!

Ele perguntou pra onde iríamos e ele disse que nos acompanharia até Pirapora do Bom Jesus.  Fomos pedalando e quando avistávamos uma paisagem bonita, parávamos para tirar uma foto e recuperar o fôlego. Nosso novo amigo estava sofrendo um pouco, pois a estrada dos Romeiros exige muito do ciclista. Incentivando ele, seguimos juntos até a cidade de Pirapora do Bom Jesus, onde a última subida antes de chegar é chamada de Morro do Cala Boca. Com muito esforço, mas felizes, chegamos na cidade de Pirapora do Bom Jesus e paramos para descansar um pouco e comer uns petiscos que levamos e comprar água. Esse trecho é mais rural e a próxima cidade seria Cabreúva, vinte quilômetros de distância.

Chegando………

Fomos sentido Cabreúva, e confesso que a subida faz jus ao seu nome!! Mas o bom humor estava 100%  porque depois que você termina de subir  ( 20 min ) tem a descida do tira, uns 3 minutos descendo !!! A maior subida foi posta para trás naquela altura do campeonato!!! As próximas seriam um bônus! Ah,  esqueci de falar que o nosso amigo o David Quirino foi com a gente e sua esposa começou a ligar, perguntando onde ele estava!!! Ele disse que estava com a gente e que iria para  a cidade de Itu! Ela não estava acreditando muito e pediu para a mãe dele ligar !!! E ele estava falando a verdade coitado! rsrsrs.

Depois de mais subidas e descidas e belas paisagens chegamos na cidade de Cabreúva por volta do meio dia.

Igreja matriz de Cabreúva. Nossa Senhora da Piedade

Estávamos cansados e com bastante fome. Logo na entrada da Cidade encontramos um pequeno restaurante com comida caseira aonde iríamos recarregar as nossas energias. fomos bem recebidos e nos foi oferecido, depois do almoço para a gente sentar debaixo de uma árvore no quintal. Deram água e gelo para enchermos as caramanholas e seguir viagem. Estávamos perto do nosso destino, 17km para ser exato.

Agora faltava pouco para o nosso passeio acabar, esse trecho seria o mais tranquilo, pois uma boa parte vai bem do lado do rio Tietê, com muitas retas e algumas subidas. Depois daquele almoço as baterias estavam recarregadas e seguíamos em frente. Logo na saída da cidade de Cabreúva existe um alambique onde paramos para tirar foto, mas só para tirar fotos! rsrs

 

Alambique em Cabreúva

Saímos de lá e passamos na Gruta dos Escravos já na cidade de Itu.

Vista de cima da Gruta dos Escravos em Itu

Entrada da Gruta dos Escravos em Itu

Na Gruta,  tem uma pequena bica de água gelada onde molhamos a nossa cabeças, e por falar em cabeça, encontramos um ciclista, Marcelo Bernadini, monstro do pedal e um frequentador da estrada dos Romeiros. Ele foi um incentivador para nós fazermos esse  pedal pois seguimos ele no Facebook. Ele é o criador das tags #porrai #naotemsubidasnorole

Marcelo Bernadini conhecido como cabeção gente fina ,um grande exemplo

Nossa aventura estava quase no fim e chegamos no final da estradas do Romeiros. Todos eufóricos e felizes por ter completado o nosso objetivo. Faltava ainda uma subida,  a do portal da entrada da cidade de Itu, mas nessa altura já era fichinha para a gente.

Portal da cidade de Itu

Chegando na cidade fomos direto para rodoviária por volta das 15:30 e o ônibus já iria sair as 16:15. Ficamos por ali mesmo, colocamos nossas bikes no ônibus e viemos curtindo a viagem de volta e na memória um grande passeio de bike com gostinho de quero mais .

Até a próxima galera do pedal !!!

Seguem outras fotos da nossa aventura !

 

Divisa de município

Já já chega rsrs

Paradinha básica

Na paz!

Foto tirada por Santana José da ponte sobre o rio Tietê na cidade de Pirapora do Bom Jesus

Romeiros seguindo a tradição com seus cavalos e charretes!!! Um charme a mais para a paisagem.

Paradinha para mais uma foto!!!

Chegando em Cabreúva kkkk

Cabreúva cadê você ??? kkk

Vamos esperar a turma?

Rio Tietê infelizmente poluído nessa região

Falta pouco kkk

Uhuuuuu !!! Chegamos !!!

Tá quase lá Quirino !!

Força galera !

Placa SE BEBER NÃO DIRIJA ! Vamos respeitar a sinalização e as leis de trânsito!

Vamos que vamos !!!!!!!!

Caros motoristas, mantenham a distância de um metro e meio do ciclista!

As vaquinhas correram da gente !! Ainda bem kkkkk

Bora !!!!!!!

Santana José e Diego Rodrigues no mirante da Gruta dos Escravos em Itu

 



Publicado em: 29/09/2017 - Atualizado em: 29/09/2017

Tags:
A EasyBikes utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.